No Domingo passado fêz 45 °C na Freguesia, em Jacarepaguá, considerado um bairro fresquinho no Rio de Janeiro. Imagina como estava o asfalto na Av. Presidente Vargas, no Centro...
O ritimo das pessoas está lento, porém todos estão bastante irritados. Eu lí uma vez que 3 anos após Israel ter tornado obrigatória a instalação de ar-condicionado em todos os automóveis, ônibus e caminhões, o número de acidentes de trânsito teve uma queda abissal. Precisa de alguma explicação ?
E o que é que faz a Rede Globo ? Passa "O Dia Depois de Amanhã" na sessão de Domingo a tarde, para que nós, seus espectadores, vendo toda aquela neve, tivéssemos menos percepção dos quarenta e blau e, assim, continuássemos a ver, pela "n-ésima" vez, o filme. Depois eu acho que eles deverão passar, "A Era do Gelo" (toda a série), "Holiday On Ice", "Titanic" (todas as versões), "Escorregando para a Glória" (sobre patinação no gelo) e "Free Willie".
No mesmo Domingo, no Fantástico, mostram a diferença entre a temperatura atual no Hemisfério Norte, inverno, e Sul, verão. Agora, alguém por favor me esclareça, não foi sempre assim ? Eu me lembro bem que na escola a professora de Geografia insistia em nos ensinar que, apesar de o planeta ser um só, as estações variavam entre os Hemisférios de forma constante e oposta. Alguma vez foi diferente ? Talvez sòmente os dinossauros tenham presenciado uma situação distinta desta, mas eu duvido.
Vejo e ouço as crianças, em férias, irem brincar na rua depois que o sol se pôs. O que será que elas ficam fazendo durante o "maçarico" ? Devem ficar azucrinando a vida das suas mães, avós e tias, correndo e gritando sem parar, jogando bola-de-gude no tapete e içando pipa no ventilador. Isto sem falar no "gol-a-gol" entre a cristaleira histórica da "bisa" e o vaso de Murano que a "dinda" do pai trouxe da última viagem ao exterior, fazem uns 30 anos.
Além, é claro, de usarem a TV de LCD de 42 polegadas novinha como tabela de "basquetinho", e ficarem realizando pesquisas científicas sérias e bem embasadas com os cachorros, papagaios, peixinhos e demais vítimas de estimação.
De qualquer forma, o verão é "A Estação" do Rio de Janeiro por excelência. Tem areia e água salgada refrescante no corpo, cachorro vacinado e limpinho na água, camarão frito fresquinho na areia, estacionamento farto e barato perto da orla, pagodinho afinado e intimista no quisque, muito espaço livre perto d'água, e não há nada que Caladril não resolva.
E há quem goste disto !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário