terça-feira, 27 de julho de 2010

Luto

Hoje cedo recebí a notícia do falecimento de meu tio, marido de minha tia, irmã de meu pai.

Ainda não temos detalhes aqui em Curitiba, mas parece que foi o coração. Foi encontrado, por uma senhora, caído na calçada após ter saído de casa (não sei se para uma caminhada ou para ir fazer alguma coisa mais específica). Parece que a ambulância chegou rápido, mas já não havia mais o que fazer.

Neste momento os detalhes não têem importância.

O que tem importância, agora, é a nossa preocupação com o estado de meus primos e de minha tia, principalmente esta última. No momento em que a minha esposa me passou a informação orei pela misericórdia do Senhor, para que o Espírito Santo levasse consolo àquela família. É o que podia fazer pelo momento (mais tarde vou ligar para eles).

Na sequência liguei para meus pais, falei com a minha mãe. Ela estava tentando ver se meu pai ia querer ir ao Rio de Janeiro (eles moram em Brasília) ou não.

Meu tio nunca foi muito "certo". Sempre abusou muito do corpo, fazendo bobagens diversas. Com certeza a sua saúde foi ficando comprometida ao longo dos anos por causa destas extravagâncias.

Durante muito tempo foi uma tremenda preocupação para minha tia e meus primos, mas ultimamente estava mais "calmo", sereno e caseiro.

Não sei ao certo, mas acredito / espero que ele tenha parado de fazer as besteiras que fazia no passado. E tenho esperança / fé de que ele tenha se acertado com Deus enquanto havia tempo.

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 1 Ts 5:2

Ou, ainda:

Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. Pv 27:1


É o que me cabia fazer.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Confia no SENHOR !!!

O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. Pv 28:25

O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. Pv 16:20

Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Jr 17:7

Porque o rei confia no SENHOR, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará. Sl 21:7

Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Sl 37:3

O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Sl 32:1

Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Pv 3:5

Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Sl 115:9

O temor do homem armará laços, mas o que confia no SENHOR será posto em alto retiro. Pv 29:25

Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR. Sl 112:7

O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão. Sl 64:10

Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Sl 40:4

Tantos conselhos e tantas promessas para aqueles que confiam no Rei de Israel.

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Sl 37:5
Confiemos, pois, Nele !!!

Muito Cuidado Com o Que Você Pensa !...

... leia, estude, avalie, medite bastante antes de externar opiniões em assuntos sensíveis.

Não, não estou escrevendo aqui sobre um "simples" pecado de fofoca, rebeldia, murmuração ou dissenção. Vou tentar rapidamente expor o perigo inerente às "manipulações históricas" que, em um determinado período de tempo, por sobre uma restrita área geográfica, justificam quaisquer atrocidades diante de todos os "presentes".

Um canal de TV a Cabo está passando uma série chamada "Caçadores de Nazistas na América Latina". Não ví nem lí a respeito, mas pelo título acredito que deva ser uma reconstituição das ações (quase sempre ilegais e criminosas) levadas a cabo por Simon Wiesenthal e seu seguidores para conduzir os "fugitivos de Nuremberg" às cortes para serem julgados pelos seus crimes de guerra contra o povo judeu.

Posteriormente este mesmo líder criou uma fundação com o objetivo (bastante nobre e correto) de reforçar a não aceitação do anti-semitismo pelos povos em todo o mundo. Bem, poderíamos extender isto para a não aceitação de qualquer forma de pré-conceito mas o mundo nos diz que cada um que cuide do seu próprio joanete.

Não é nada disto que quero postar !!! Deixem-me voltar ao assunto...

A lembrança desta história me levou a recordar que a "justificativa" do nazismo para a perseguição ao povo judeu seria a traição deste para com Jesus, tendo condenado-o à morte. É importante ressaltar aqui que esta subversão da verdade convenceu não só aos alemães, mas também a muitos norte-americanos, brasileiros, inglêses...

A mesma divagação sobre o fato me fez perceber como é comum este tipo de motivação ser usado no mundo ! Como é fácil pegar-se um único fotograma de um filme de 2 horas e, a partir da análise daquela única foto, recontar-se todo o enredo de acordo com a sua própria percepção, imaginação, vontades, desvios psíquicos, idéias, concepções e necessidades.

Fica outro filme, com desdobramentos e final totalmente diferentes do original, mas que pode ser tão bem elaborado que convencerá a qualquer um que não venha de Beréia.

Voltando à "justificativa" nazista, hoje sabemos que a verdadeira motivação deles era financeira (e sempre o é !!!) e não uma tentativa de "julgamento santo" dos detratores de Cristo.

Porém, bastaria a leitura da Bíblia durante uns 5 minutos por parte dos alemães das décadas de 30 e 40 do século passado para verem que aquilo que estava sendo vendido como verdade nada mais era do que uma "manipulação histórica", e possívelmente evitado a morte de tanta gente.

Leiamos o que está (muito claro) em Romanos 11:15-26

Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.

Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.

E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.


Portanto, querido, cuidado, muito cuidado com o que você pensa.

Graça e paz, em nome de Jesus

terça-feira, 13 de julho de 2010

Por que você não quer mais ir na igreja ?

Lí o livro do Wayne Jacobsen cujo título está aí acima.

Difícil !!! Muito difícil de ler (tem umas partes que me exigiram umas 2 ou 3 idas e vindas para entender) e mais difícil ainda de digerir (acho que vai me tomar uma ou duas semanas para esclarecer tudo o que lí).

É um grande livro apesar de ter apenas um pouco mais de 200 páginas, e profundo apesar de usar uma ou duas ilustrações meio forçadas para exemplificar a mensagem - não que isto seja um problema, realmente não o é.

Tem conteúdo, tem embasamento, tem algo a ensinar, tem verdade.

Eu o estou achando fundamental para um "crente" com mais entendimento / maturidade, para alguém que já largou o leitinho e já está ficando enjoado da papinha - não me considero ainda nesta "classe" de amadurecimento, mas estou tentando crescer espiritualmente, gente !

Me foi especialmente gratificante tê-lo exatamente agora para ler (claro que há um dedinho do Senhor nisto), haja visto os fatos que tenho passado nesta nova etapa de minha vida, totalmente "repaginada" (credo, que termo mais... mais... mais SPFW !).

Não, eu não estava pensando em deixar de frequentar cultos. Não é isto ! Meus conhecidos não se assustem pois isto nunca me passou pela cabeça. Mas se você ler meus dois posts anteriores (a retomada depois do "exílio" de vários meses) vai entender melhor.

Bem, não vou estragar a surpresa e muito menos causar prejuízos ao autor e à editora, pelo contrário: Compre o livro, vale a pena ! O preço padrão dele é R$ 19,90 - o equivalente a um combinado de McNífico Bacon seguido de um McFlury. E com certeza vai te alimentar bem mais do que uma simples refeição McEca Feliz.

Como antepasto, entretanto, afirmo que apesar de no texto ter uma explícita referência à Romanos 8, sugiro a leitura do Salmo 34 pois é aquele que me remete ao livro... ou pelo menos à mensagem final do mesmo.

1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

2 A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.

3 Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.

4 Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

5 Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.

6 Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.

7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

8 Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.

9 Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.

10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.

11 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.

12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?

13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.

14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

16 A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.

17 Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

20 Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

21 A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.

22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.


Fiquem na paz de Deus.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Só o Senhor me Satisfaz

"Tudo o que eu preciso está em tí, Senhor". Assim diz o hino do Casa de Davi. Não há maior verdade !

Quantas ilusões o mundo nos oferece... sucesso, poder, fama, riqueza... só a oferta secular de felicidade (garantida ou seu dinheiro de volta) não é difundida na mídia. Vamos tentar descobrir o porque ?

Na minha opinião a felicidade é filha direta da paz. Vejamos se consigo fazer-me claro. A partir da paz chega-se a felicidade pois paz (de espírito) é aquela condição de satisfação plena, de "Nirvana", de não-tribulação, de calma...

Imagine então paz plena ("vertical", de alto a baixo em sua vida) ! E paz ampla ("horizontal", em todas as facetas de sua existência) ! Paz consigo mesmo (este é um passo imprescindível), paz com os próximos (família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho), e paz com o mundo (governantes, caixas de banco, clima, economia, trânsito, mosquitos, pessoas na fila do ônibus, Argentina...).

A partir do atingimento da paz (aqui não importa muito a "quantidade" de paz, pois cada um tem sua própria régua) conquista-se, consequente e automaticamente, aceitação (no bom sentido) do que se tem e do que se é (por favor, não confundam com o conformismo fatalista católico ocidental), alegria num dia ensolarado, conforto em um dia chuvoso, emoção genuína em um evento (aniversário, bodas, simples almoço com amigos, partida de futebol, ir ao cinema)...

Da mesma forma, a paz é oriunda da certeza de justiça. Dorme-se bem a noite quando se sabe que de um trabalho honesto executado com profissionalismo pode advir uma promoção ou, no mínimo, a manutenção do emprego. Ou que se você respeita a Lei do Silêncio no edifício em que você mora é muito capaz que os seus vizinhos também o façam. E até que uma balança comercial equilibrada certamente diminui os riscos de conflitos entre nações vizinhas.

Tratar com justiça reduz a ocorrência de ressentimentos, raivas, vinganças, etc. É o famoso "faça aos outros o que gostaria que fizessem a você mesmo". Há definição mais poética, humana e completa de justiça do que esta ?

Finalmente, é fato incontestável que a justiça humana é falha, corrompível e tendenciosa. Apenas a justiça de Deus é perfeita - isto é tão sabido que juízes e constituintes usualmente recorrem a esta máxima no início dos seus trabalhos, às vezes como oração por sabedoria e discernimento, às vezes já desculpando-se e consolando-se pelos seus próprios erros.

Desta simples equação matemática conclui-se, por regressão, que felicidade verdadeira só pode advir do nosso Senhor.

Utilizando-se outro artifício matemático chamado redução, então, conclui-se que "Tudo o que eu preciso está em tí, Senhor".

O que estamos esperando para conquistar esta benção ?

terça-feira, 6 de julho de 2010

E é chegado julho

Desde fevereiro deste ano eu já sabia que estaria me mudando de cidade, atendendo a um convite de emprego. Em março deu-se a minha movimentação definitiva, em abril foi a vez da minha esposa em conjunto com a mudança dos nosso pertences, em maio meus pais estiveram nos visitando (e abençoando) e tive alguns eventos importantes e estressantes para atender neste mesmo mês...

Somente em junho a coisa acalmou um pouco, mas aí começou a Copa do Mundo, com jogos todos os dias. Agora que o Brasil saiu da competição voltei a pensar seriamente neste blog.

(confesso que por diversas vezes já havia pensado em desistir dele por cansaço, preguiça e/ou falta de inspiração.)

Faz pouco tempo finalmente conseguimos colocar os (poucos) móveis onde achamos que eles devam ficar, guardamos as louças de uma forma que nos parece a melhor, e montamos o esquema de roupa suja, roupa lavada, roupa para passar, roupa passada... Vida nova !

Ainda estamos nos adaptando ao novo estado, nova cidade, novo bairro... novo apartamento, novo emprego, nova padaria, novos móveis, novo podólogo, novos restaurantes de comida a kilo, novos talheres, novo clima, novas calçadas, novos sotaques, novo sofá, novo óculos (ah... a idade... agora galhardamente enfrentando um multifocal)...

Interessante como Deus insiste em me acompanhar com a mesma intimidade e presença, mesmo eu estando a mais de 800 km de distância de onde estava fazem míseros 4 meses... Temperatura, então, nem se fala (uma diferença que pode chegar a quase 20 graus entre as duas cidades em um mesmo dia).

Mesmo estando 1 km mais próximo do céu do que estava enquanto vivia no Rio de Janeiro ainda não encontramos aqui um lugar "definitivo" para congregarmos.

Visitamos alguma coisa, temos uma "preferência", mas não recebemos qualquer instrução ou ordenança do Pai. Então, vamos ficando assim, baseados na "preferência". Por enquanto... até Ele manifestar-se.

Interessante como congragações de mesma denominação podem ser tão diferentes em função da Geografia. A doutrina é a mesma, os dogmas são idênticos, mas é só.

Fica muito claro para mim o efeito que aspectos comportamentais / culturais típicos de um povo pode ter sobre a forma como este cultua ao mesmo Deus. Ok, sei que o louvor e a adoração são características individuais, mas fica patente que há uma "sinergia" bastante distinta.

Até os hinos são outros !!! E quando calha de ser um conhecido, a velocidade de execussão não é aquele a que estou acostumado... nem parece a mesma música.