quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vai entender...

Acompanhamos pela TV, minha mulher e eu, o drama dos mineiros chilenos que terminou ontem (ou será que foi hoje ?). Caramba, que resistência física e mental, heim ?

Nada daqueles "super-heróis" que a mídia insana e subvertida tenta vender - sim, eu ouví repórteres alardeando que eram modelos a serem seguidos pelas gerações do porvir. Tanta baboseira !!!

São simplesmente homens, nem melhores e nem piores do que todos e qualquer um de nós.

Agora, imagine você vivendo durante dois meses em um espaço exíguo, sem luz natural, sem ventilação, um lugar quente e úmido, apenas com água velha para ser consumida (e racionada), sem alimentação quente e fresca (e ainda racionada), sem o conforto de uma cama, sem a preciosidade de um banheiro, sem uma Aspirina, sem a distração de um rádio sequer, sem a reconfortante presença de familiares, sempre na compania das mesmas 32 outras faces, vozes, cheiros e opiniões... e sem saber se sairá vivo de lá !

E o que os espera depois desta prova ? Para alguns até pode surgir alguma oportunidade inesperada, mas para a grande maioria, iletrada, braçal, o futuro será em algum outro trabalho pesado, talvez não tão perigoso, mas ainda desgastante e penoso.

Pelos relatos parece que permaneceram em relativa harmonia, apesar de todas as diferenças que a estatística certamente demonstraria haver entre 33 seres humanos. O medo da escassez de água, do término da comida, da morte... e permaneceram em relativa paz por 2 longos, escuros e solitários meses.

Mudando de canal, entretanto, poder-se-ía contemplar "A Fazenda" (além de outros tantos reality-shows na TV a cabo). Menos da metade de pessoas, espaço amplo (quase infinito), água fresca em abundância além de sucos, refrigerantes e outras com teor alcoólico, uma vista linda, comida farta feita em fogão a lenha (que delícia), frutas frescas, cafézinho, cama limpa, sofá para a "siesta", rede na varanda, piscina, banheira, vaso sanitário, chuveiro, torneira, pasta de dentes, sabonete, papel higiênico.

E prêmios, muitos prêmios...

Mais uma vêz, imagine-se neste novo cenário. Tudo do bom e do melhor. Sem riscos e nem perigos. Visibilidade e possibilidade de melhores oportunidades de trabalho ao término do confinamento. Chance de ganhar prêmios caros: carros, casas, viagens... E talvez até apareça a oportunidade de se candidatar a algum cargo, quem sabe ? Já imaginou ? De ex-BBB para Senador da República, chique não é ?

E as pessoas lá, então ? Todas artistas, com curso superior, vivência internacional, reconhecimento público... mal resolvidas, em discórdia, sem educação, em atrito, sem solidariedade, em guerra !!!

Absurdo ? Claro que não !
Você se surpreende com isto ? Claro que não !
Você se assusta com isto ? Claro que não !
Você se escandaliza com isto ? Claro que não !
Acha um comportamento prá lá de surtado ? Claro que não !!!

Já estamos acostumados com "A Fazenda", né ? O que nos causa real assombro, espanto e até surpresa é a saga de "los treinta y tres" em uma mina isolada e poeirenta no deserto de Atacama.

É melhor um bocado seco, e com ele a tranqüilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença. Pv 17:1

Fiquem em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário