terça-feira, 5 de outubro de 2010

Debatendo Teologia

Não se assustem ! Não vou começar uma nova guerra e nem abrir uma nova denominação.

Só quero contar que ontem ví num canal de filmes um "documentário" feito por um "comediante" americano que "tratava da fé" em Jesus Cristo. Ou melhor, não era nem um documentário, nem tratava de fé e nem era protagonizado por um comediante. Pretendia mostrar-se como uma isenta série de entrevistas, mas motrou-se apenas uma baboseira herege e blasfema comandada por um ateu, polvilhada de fotos e filmes com o firme propósito de insultar a fé das pessoas.

Óbviamente que o "engraçadinho" já sabia o resultado que queria mostrar na película e, então, entrevistou apenas pessoas com visões equivocadas, abordagens torpes, posturas fanáticas, ou... hummm... como escrever isto... bem... ofertas fiduciárias de latifúndios celestiais.

O protagonista não é tolo e nem burro, e certamente preparou-se muito antes de enfrentar as filmagens. A sua produção gastou rios de dinheiro viajando para Roma e Jerusalém, além de várias cidades americanas.

Foram mostradas as visões católica, judaica, cientológica, ortodóxa, protestante e mórmon. Claro que para cada uma delas o "esperto" apenas mostrava as mazelas: idolatria, mercantilismo, dogmas, simutações de eventos bíblicos, apologias infundadas, interpretações literais, arrogância, confrontações, etc.

Também, o "malandrinho" só apresentou as entrevistas feitas com pessoas desiludidas, despreparadas, demotivadas, desviadas...

As duas únicas vezes em que ele deparou-se com pessoas mais espiritualizadas foi:
. com um grupo de "crentes" que não entraram no embate que ele propunha, simplesmente oraram para que ele recebesse o entendimento do Espírito Santo;
. com um rabi que quase levou o "ateu" a loucura quando começou a dar explicações inteligentes para as perguntas canhestras que lhe foram feitas.

(nem sei como deixaram estas cenas para mostrar no copião final, deve ter sido alguém realmente dirigido pelo Senhor)

E nas duas vezes ele terminou a entrevista com sorriso amarelo e cara de quem não conseguiu obter o que queria (o que com certeza não era entendimento, sabedoria, conhecimento).

O filme (que Deus tenha piedade da alma daquele "comediante") provocou ao Espírito Santo que me levou a re-ler a carta de Paulo para Tito. Ó, quão maravilhoso é ter um mentor perfeito como este que sabe aonde deveremos procurar respostas e/ou posicionamento.

Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,

Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. Tt 3:9-11

Re-leia Tito você também. São 3 pequenos capítulos de muito ensinamento, muita sabedoria, muita lição a ser aprendida por todos.



Primeiramente, reflita sobre a TUA PRÓPRIA vida após ler este livro.

Depois, e apenas depois, reflita sobre o mundo com base no que você leu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário