quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lendo Oséias 14 e seguindo caminhos retos

Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.

Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.

Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.

Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.

Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.

Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.

Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

Os caminhos do Senhor são retos. Caminhos retos ! Como assim, caminhos retos ?

Conhece-se o que haverá no ponto de chegada: a partir do seu próprio início, se esticar bem o pescoço, já consegue-se saber aonde se vai chegar - não há "pegadinha", "brinde surpresa" ou "pontos em dobro" ao final da caminhada.

Sabe-se que não será fácil chegar lá: ainda que se saiba de antemão aonde a coisa termina, não se tem certeza do estado desta via única. Podem haver trechos bastante íngrimes quase verticais, outros com 15 metros de água de profundidade, mas o caminho é reto não importa o que se vai enfrentar. Não tem "jeitinho" de procurar uma passagem menos difícil ou mais seca que evite a atribulação. Porém Deus é capaz de ter fazer degraus, pontes e túneis quando menos esperar (ah, a Sua misericórdia...).

Haverão precipícios nas margens: por ser reto não existem "surpresas depois da curva" - pode-se antecipadamente ver situações onde se deva ajustar a velocidade e aumentar a atenção para evitar as consequencias danosas dos ventos laterais, da aquaplanagem, das tentações... se cair na vala pode (e deve) até voltar, mas vai dar um trabalhão - alguns não vão conseguir, infelizmente.

É um trajeto para todos: uma estrada reta pode ser tomada por qualquer um que queira segui-la. E este é o objetivo ! Não precisa ser escoteiro ou agrimensor, ou ter equipamentos sofisticados e específicos - o "mapa" é muito simples e não necessita de experiência anterior para ser seguido.

Em conclusão, não é fácil mas não se pode alegar ser caminho desconhecido. E se o teu não é reto, definitivamente este não te foi indicado pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário