terça-feira, 14 de setembro de 2010

Eu tenho a força...

Minha esposa e eu estamos tentando engravidar. Ela se acha menos preparada do que eu para a missão porque "você já tem 3 filhos". Grandes coisas...

Primeiro que isto iniciou-se faz quase um quarto de século. Segundo que uma coisa que criação de filho me ensinou é que "cada caso é um caso". Não tem fórmula mágica, o que funciona para um não funciona para outro - se fosse diferente o Dr. Rinaldo de Lamare tinha ficado mais rico do que o Bill Gates.

Existem até piadas na Internet sobre isto (a minha dignissima mulher me mandou uma destas recentemente). Um resumo seria: o primeiro filho tem a fralda trocada até quando está limpa, o segundo filho tem a fralda trocada quando está suja, o terceiro filho tem a fralda trocada quando esta está começando a ficar verde e a se desfazer.

"Cada um é cada um", já dizia o sábio de mesa de buteco.

Voltando a falar de filhos, eu me lembrei que o meu primogênito gostava muito de ver He-Man... "Eu tenho a força...". Ele ficava de pé, levantava um braço e balbuciava o bordão. Ele tinha 3 anos na época.

Mas, quem é que pode acreditar, em sã consciência, que "tem a força" (excetuando-se, claro, os Cavaleiros Jedi) ? Vemos na TV que alguns políticos, policiais, artistas e médicos acreditam que são capazes de feitos notáveis únicamente por sua própria força (ou pela impunidade). Nada mais equivocado !

Como, então, atingir seus objetivos, conquistar seus sonhos, resolver seus problemas ? Como educar os filhos sem querer (inutilmente) bancar o Super-Homem ?

Uma coisa que sei que funciona é orar ao Senhor para aconselhamento, paciência, domínio próprio, sabedoria, etc. Só aquela voz interior, o Espírito Santo, pode nos preparar para esta tarefa ao mesmo tempo tão corriqueira (devem ter pelo menos uns 4 bilhões de pais e mães no mundo) e tão complexa.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5

E é a mais pura verdade. Temos tantos relatos de pais excepcionalmente brilhantes e interessados que têem como prole rebeldes, drogados, mal-educados...

SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. Sl 38:9

É o único caminho, agora eu sei - na época eu não professava a fé.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pe 5:6-7

Apesar de eu só ter-me dado consciência disto após a conversão, pela misericórdia do Senhor meus filhos são uma benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário