sábado, 8 de janeiro de 2011

Seguindo os passos

Minha querida esposa postou faz mais ou menos uma semana que ela "mordeu a língua" e voltou às redes sociais, via Facebook. Bem, se eu fosse fazer o mesmo teria que ser um sapo ou um tamanduá, pois já fazia mais de um ano que eu tinha fechado todas as minhas redes sociais, me atendo apenas aos contatos face a face ou via voz (telefone, Skype...).

Porém ao ler o blog da Priscila fiquei curioso e ativei uma conta no Facebook também. Curiosidade... procurando amigos novos e amizades esquecidas, colegas atuais e companheiros históricos. Alguns sustos, é certo, mas depois de fazer as contas ví que os anos fizeram nas pessoas aquilo que se espera que faça, claro - poucos cabelos, muitas barrigas...

Algumas surpresas: gente certamente conservada em formol, ou verdadeiros "Highlanders", que não envelheceram nem uma semana em vinte e poucos anos - ou talvez propaganda totalmente enganosa, com o uso de fotografias antiiiiiigas.

Ainda digerindo o tempo, amigos que mudaram de emprego, de cidade (como eu mesmo fiz), outros permanecem no mesmo lugar faz uma eternidade. Bastante deles da época que morei aqui em Curitba, fazem 22 anos. Vários ainda por localizar... Minha memória me trai quando tento recuperar alguns nomes, apesar de os rostos estarem nítidos.

Nada muito inteligente para dizer para eles. Só cumprimentos e saudade. Eu acho que as lembranças retornadas e a felicidade em vê-los bem e com saúde é o que me dirigiu (e ainda dirige) nesta "missão de resgate" do passado.

Imagino que este deva ser o objetivo destas redes sociais... nada de reatar amizades fortes pois as pessoas e interesses certamente mudaram... nada de curiosidade mórbida, estilo BBB, apenas para saber quem tem mais ou menos sucesso do que você, quem está mais ou menos "acabado" do que você...

Simples e diretamente: saudades. De épocas diferentes, com preocupações e sonhos diferentes, desejos e projetos vencidos...

Não sei o porque, mas me lembro de Davi. Ainda criança, cuidando "das malhadas", matando leões de vez em quando... vida tranqüila, poucas preocupações, sem contas prá pagar, sem Arcas para mover e cuidar. Alguns amigos para sentar ao redor da fogueira, jogar conversa fora, contar histórias, cada um dizendo que o seu gigante era maior do que o outro, citando seus profetas favoritos...

Ah, se Davi tivesse Facebook... um largo sorriso e seu pé na barriga de um Golias caído na sua primeira foto ainda em preto e branco, seus colegas de pastoreio fazendo pose na frente dos rebanhos, o sábio Samuel caminhando ao seu lado mostrando as coisas, Natã de dedo em riste vindo em sua direção, Saul no retrovisor do camelo, a esposa sempre com cara de reprovação quando ele dançava nas festas, o revoltadinho do Absalão querendo fazer bagunça, Salomão ainda nas fraldas mas já resolvendo equações de segundo grau, o grande amigo Jonatas... não é que Mefibosete tá a cara do pai !

É...

Nenhum comentário:

Postar um comentário