terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Muita chuva e tranquilidade

Muita chuva... Fazem uns 3 dias que chove praticamente ininterruptamente. E com a vitória do Flamengo a vizinhança está calma, silenciosa. O povo tá de ressaca... "Panis et Circenses", já tinham inventado os romanos. Uns mais modernos já disseram que o futebol é o novo ópio do povo. Manter a "malta ignara" sob controle, calma, iludida, de barriga cheia e com muitos sonhos de Mega Sena acumulada.

Agora que acabou o futebol, é Natal, Natal e Natal. Papai Noel, árvores, compras, muitas compras (as lojas de celular já estão lotadas fazem umas duas semanas). É a vida que segue. Depois é começo dos campeonatos estaduais, mas a manchete será, com certeza, o Carnaval e talvez o término do A Fazenda.

Aí é que tudo pode complicar-se, porque vai começar o Horário Eleitoral Gratuito do TRE. As baixarias e escândalos vão pipocar diariamente, acusações e ofensas serão primeira capa em todos os jornais. Este é o momento que os governos não gostam porque normalmente a lama do fundo do lago é remexida de tal forma que mesmo aquilo que não se deseja expor acaba por aparecer. Tudo sobe à superfície e fica à luz dos flashes e da imprensa.

Com o intuito de ganhar vantagem na disputa eleitoral as acusações se multiplicam, a princípio, de forma ordenada e respeitosa. Depois, conforme as pesquisas de opinião mostram subidas e despencadas a elegância é posta de lado e surgem os golpes baixos. A turma do "deixa disto" entra em ação, alguns acordos são realizados na surdina das madrugadas em churrascarias da Zona Sul e há uma aparente calmaria.

É Páscoa, as Lojas Americanas estão abarrotadas de ovos de chocolate, caixas abertas, lixo no chão, empurra-empurra. A Libertadores entra na fase crítica, a Copa do Brasil está quase terminando, os estaduais estão sendo encerrados. Todos só comentam daquele gol irregular do time do nordeste, da catimba dos argentinos, da conquista do clube de coração ou da vitória da agremiação rival.

O interesse nas eleições cai muito (Eleições ? Quando ? Ah, é mesmo... Que saco !!!). As pesquisas de opinião mostram 15 a 20 porcento de indecisos. Os jornais não vendem, os tele-jornais não tem audiência, as revistas semanais encalham. Entra, então, em cena, os boateiros de plantão. Dossiês (que nunca são e nem serão mostrados) são citados primeiramente nas revistas semanais. Escândalo !!! Depois os tele-jornais começam a comentar o assunto. O povo quer saber !!! Posteriormente os jornais impressos publicam reportagens, entrevistas, e comentários. O Ministério Público e a Polícia Federal entram no caso !!!

Todos vendem muiiiiiiiiiito !!!

Uma semana depois uma desconhecida candidata a manequim/modelo faz um escândalo (provavelmente dizendo que está esperando o filho de um jogador de futebol ou de um político que "pulou a cerca") e todos esquecem do tal dossiê fantasma. E a vida continua.

No segundo semestre a coisa esquenta. Os discursos "Rumo a Tóquio" criam frissom nos botecos. Quem quer que tenha ganho a Copa do Brasil diz que vai "brincar" no Brasileirão 2010 (seja em qual divisão/série em que esteja), a "janela de transferência" para a Europa descaracteriza as equipes e o torcedor maldiz uns e outros, com acusações de traição que são "desditas" por outros torcedores. A gritaria nos bares durantes as noites de Sexta-Feira são insurdecedoras. Mas a vida segue.

Ah... o Horário Eleitoral. As vídeo-locadoras estão rindo a toa. A rotina das família é atrasada em 30, 45 minutos toda a noite por causa da novela que está chegando nas últimas semanas mas está começando tão tarde... Os botecos sofrem uma pequena retração dos cachaceiros de plantão por causa deste novo horário noturno.

Entramos em meses em que o que mais se houve nos ônibus, metros, trens, butequins e supermercados é a palavra "ladrão", e ficamos sem saber se estão fazendo menção ao juiz do Brasileirão ou ao candidato ao cargo eletivo. Contudo, continuamos em frente.

Há a eleição, e a copa Sulamericana. Mais discussões, gritarias, palavrões. As cidades ficam imundas. O dever cívico foi cumprido, porém 4/5 dos votantes não fazem a mínima idéia do que deveriam ter feito ou mesmo do que fizeram.

O Brasileirão 2010 está em sua fase final, os mais precavidos já começam a fazer as compras de Natal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário