quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lendo Oséias 14 e seguindo caminhos retos

Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.

Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.

Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.

Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.

Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.

Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.

Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

Os caminhos do Senhor são retos. Caminhos retos ! Como assim, caminhos retos ?

Conhece-se o que haverá no ponto de chegada: a partir do seu próprio início, se esticar bem o pescoço, já consegue-se saber aonde se vai chegar - não há "pegadinha", "brinde surpresa" ou "pontos em dobro" ao final da caminhada.

Sabe-se que não será fácil chegar lá: ainda que se saiba de antemão aonde a coisa termina, não se tem certeza do estado desta via única. Podem haver trechos bastante íngrimes quase verticais, outros com 15 metros de água de profundidade, mas o caminho é reto não importa o que se vai enfrentar. Não tem "jeitinho" de procurar uma passagem menos difícil ou mais seca que evite a atribulação. Porém Deus é capaz de ter fazer degraus, pontes e túneis quando menos esperar (ah, a Sua misericórdia...).

Haverão precipícios nas margens: por ser reto não existem "surpresas depois da curva" - pode-se antecipadamente ver situações onde se deva ajustar a velocidade e aumentar a atenção para evitar as consequencias danosas dos ventos laterais, da aquaplanagem, das tentações... se cair na vala pode (e deve) até voltar, mas vai dar um trabalhão - alguns não vão conseguir, infelizmente.

É um trajeto para todos: uma estrada reta pode ser tomada por qualquer um que queira segui-la. E este é o objetivo ! Não precisa ser escoteiro ou agrimensor, ou ter equipamentos sofisticados e específicos - o "mapa" é muito simples e não necessita de experiência anterior para ser seguido.

Em conclusão, não é fácil mas não se pode alegar ser caminho desconhecido. E se o teu não é reto, definitivamente este não te foi indicado pelo Senhor.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Voltando do Cativeiro

Queridos, seis meses em Curitiba. Para quem sabe da minha vida, das minhas batalhas, pode imaginar como deve estar sendo diferente este último semestre.

Um recomeço em terra que já habitei no passado mas de onde estive distante por tanto tempo.

Conscientemente ou não, estive lendo alguma coisa na Bíblia a respeito da volta do cativeiro babilônico em que apenas quarenta e poucos mil (dos 3 milhões que chegaram do Egito) ainda podiam ser chamados de judeus.

Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.

Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.

Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Sl 126

Importante, muito importante este último versículo.

Quem não desiste de carregar a "semente" não importando o seu peso, quem não deixa-a pelo caminho para seguir uma trilha mais fácil, quem não empaca e desiste da caminhada...

Carregar, caminhar, chorar...

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lc 9:23

Carregar o peso de sua própria cruz, de sua própria salvação, das atribulações e tentações que estarão presentes. Caminhar sem parar, sempre caminhar em direção ao alvo maior - seguir ao Senhor Jesus. Fazer isto ainda que chorando, é necessário que seja negando as suas próprias vontades, os seus pecados, o seu egoísmo, a sua perdição.

E, claro, vigiando a todo o momento, evitando a todo o custo sair da graça, voltar à iniquidade, para que a liberdade, a volta, a vitória, a alegria seja concedida.

Em Esdras 5 e 6 é mostrada uma contenda por espaço entre o povo que retornava do cativeiro e aqueles que estavam ocupando o lugar. Construção paralizada, anos que passam, nada ocorre, povo desanimando, objetivos sendo abandonados, lideranças sendo contestadas, cartas vão e voltam.

O rei Dario, então, procura algum "documento oficial" do império babilônico (repare, documento oficial do escravizador, do tirano) que resolva a questão.

Encontra, em Acmeta, um velho pergaminho que não só legitima a reconstrução como também traz, em detalhes, todas as especificações das edificações, denominando o local como "A casa de Deus, em Jerusalém" !

Documento da Babilônia ! Ofício do inimigo !!! Registrado no cartório do conquistador !

Estes escritos mostram inequivocamente que aqueles que retornavam da escravidão tinham predominância sobre as áreas em julgamento. Discussão encerrada !

Os "molhos" foram trazidos, mostrados, e consumidos. Graças a Deus.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Eu tenho a força...

Minha esposa e eu estamos tentando engravidar. Ela se acha menos preparada do que eu para a missão porque "você já tem 3 filhos". Grandes coisas...

Primeiro que isto iniciou-se faz quase um quarto de século. Segundo que uma coisa que criação de filho me ensinou é que "cada caso é um caso". Não tem fórmula mágica, o que funciona para um não funciona para outro - se fosse diferente o Dr. Rinaldo de Lamare tinha ficado mais rico do que o Bill Gates.

Existem até piadas na Internet sobre isto (a minha dignissima mulher me mandou uma destas recentemente). Um resumo seria: o primeiro filho tem a fralda trocada até quando está limpa, o segundo filho tem a fralda trocada quando está suja, o terceiro filho tem a fralda trocada quando esta está começando a ficar verde e a se desfazer.

"Cada um é cada um", já dizia o sábio de mesa de buteco.

Voltando a falar de filhos, eu me lembrei que o meu primogênito gostava muito de ver He-Man... "Eu tenho a força...". Ele ficava de pé, levantava um braço e balbuciava o bordão. Ele tinha 3 anos na época.

Mas, quem é que pode acreditar, em sã consciência, que "tem a força" (excetuando-se, claro, os Cavaleiros Jedi) ? Vemos na TV que alguns políticos, policiais, artistas e médicos acreditam que são capazes de feitos notáveis únicamente por sua própria força (ou pela impunidade). Nada mais equivocado !

Como, então, atingir seus objetivos, conquistar seus sonhos, resolver seus problemas ? Como educar os filhos sem querer (inutilmente) bancar o Super-Homem ?

Uma coisa que sei que funciona é orar ao Senhor para aconselhamento, paciência, domínio próprio, sabedoria, etc. Só aquela voz interior, o Espírito Santo, pode nos preparar para esta tarefa ao mesmo tempo tão corriqueira (devem ter pelo menos uns 4 bilhões de pais e mães no mundo) e tão complexa.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Jo 15:5

E é a mais pura verdade. Temos tantos relatos de pais excepcionalmente brilhantes e interessados que têem como prole rebeldes, drogados, mal-educados...

SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. Sl 38:9

É o único caminho, agora eu sei - na época eu não professava a fé.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pe 5:6-7

Apesar de eu só ter-me dado consciência disto após a conversão, pela misericórdia do Senhor meus filhos são uma benção.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Eleições 2010

Queridos, não vou escrever sobre candidatos, partidos, programas de governo, ficha limpa, dossiês ou escândalos. Deixo isto para os jornais televisivos, online, tradicionais, informais e demais spams que entulham nossas mentes bi-anualmente com este assunto.

O que quero postar para vocês é a experiência que tive ontem no final da tarde.

Estava eu alegre e fagueiro voltando para casa depois de um produtivo dia de labuta (como trabalho a umas três quadras de casa eu vou e volto sempre a pé, faça chuva ou faça sol, faça 30 ou 3 graus) quando me deparo com um comício na Praça Rui Barbosa, ao lado do Mercado Central, próximo aos pontos de ônibus.

Um grande amontoado de pessoas com os braços erguidos, bandeiras cheias de números e logomarcas tremulando ao vento (gelado), gritos de "viva" e "muito bem", uma festa !

Chegando mais perto começo a ouvir o discurso inflamado do candidato (me parecia ser da situação) ao cargo eletivo (sei lá qual é !!!), motivo de toda aquela agitação. Ele está declarando seu amor pelo Paraná, citando as grandezas do estado, listando as qualidades do povo.

Lá pelas tantas (eu tentando passar pelo local rapidamente para ir até um Shopping próximo, para trocar uma camisa antes de efetivamente ir para casa) ouço "a pérola":

... aqui no Paraná as crianças recebem leite adjetivado, vitiminizado para dar sustância...

Me lembrei da primeira metade do primeiro versículo do Salmo 67:
Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe;

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dúvidas Existenciais e O Péssimo Exemplo

Este post tinha um outro título, mas achei que estava muito, muito pesado, e até aquivocado. Ainda que este novo título permaneça meio confuso, espero explica-lo ao final da leitura.



O que somos ?

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pe 2:9

Como "geração eleita" temos obrigações a serem realizadas para com aquele que nos elegeu. Não podemos nos privar de agir, não podemos ser omissos.

Como "sacerdócio real" temos autoridade para realizar estas coisas. Somos ministros empossados, temos representatividade verdadeira.

Como "nação santa" sabemos que não somos poucos e que estamos separados dos "outros". Devemos manter-nos unidos (congregados) como uma nação, e coesos (unanimes) em santidade para o atingimento dos propósitos e objetivos (que não são nossos - nos foram determinados).

Como "povo adquirido" somos lembrados do preço que foi pago para que isto tudo acima acontecesse. Não podemos nos dar ao luxo de "jogar por terra" o que foi feito, de desperdiçar o que foi consumado.



Quem somos ?

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1 Pe 2:10

Está claro que somos aqueles que eram gentios espalhados pelo mundo, sem identidade e nem objetivo, e que agora são o Corpo de Cristo, o exército de Jesus, os co-herdeiros do Filho do Homem, os arautos do Cordeiro, os atalaias do Renovo, os mais que vencedores.

Nada disto por alguma obra ou mérito nosso, mas porque Ele nos escolheu, Ele nos separou, Ele nos capacita.



O que devemos fazer ?

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;

Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem. 1 Pe 2:11-12

Devemos dar bom testemunho, devemos orar, devemos ler a Bíblia, devemos suportar-nos em amor, devemos jejuar, devemos ser luz no mundo, devemos ser sal para a terra, devemos ser os mansos, devemos ser a figueira que dá frutos, devemos ser o pacificadores, devemos ser os puros de coração, devemos ser como os meninos...



O que não devemos ser ?

Não se escandalize ! Não grite "blasfêmia" ! Não comece a repreender !

Eu afirmo que não devemos ser exemplo. Exemplo está errado ! Está fundamentalmente errado !!! É a base do PECADO !!!!! Acredite !!!!!!!

Este é o maior equívoco que um cristão pode cometer - querer ser o exemplo, querer dar o exemplo. É o exemplo maldito, pois só ajuda à Satanás.

Isto vai levar ao orgulho e a soberba - e é aí onde todo o pecado se inicia (Pv 21:4, Jó 33:17).

Isto vai ter como consequência a contenda e a dissolução. Isto vai fragmentar o Corpo, pois vai criar a idolatria, o seguimento ao homem (com minúscula).

E sabe o por que estou tão seguro disto ? Pois está escrito que...
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2:20

O exemplo que deve (tem que) ser dado é aquele dado pelo Senhor Jesus, não pór nós. Os testemunhos a serem apresentados o são pela inspiração do Espírito Santo, e não por nós.

Não caia nesta armadilha. Já temos denominações demais, doutrinas demais, bispos demais, "apóstolos" demais...

É necessário que Ele cresça e que eu diminua. Jo 3:30

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

E 2010 está esvaindo-se por dentre os dedos...

Já estamos em setembro !!!

Já fazem 5 meses e meio que estou morando em Curitiba, ainda me re-localizando nas coisas (eu morei aqui por 6 anos, mas faz muito tempo). Como o tempo voa quando estamos nos divertindo.

Bem, esta percepção, você deve ter imaginado, deve-se ao fato que eu estou aproveitando bastante aqui, certo ? Realmente tem sido ótimo, um re-início praticamente completo (exceto pela minha barriguinha), graças à misericórdia de Deus.

Entre os vários "recomeços", a minha querida esposa voltou para a universidade e deverá estar se formando em um ano. Como é a noite, isto mudou bastante a nossa rotina, o que não deixa de ser saudável.

Agora eu acordo e me preparo pro trabalho, tomamos café juntos, eu vou prá labuta e ela vai para os livros. Quando chego em casa ela já saiu prá "facul". Eu então fico no aguardo de um torpedo (Gentem, aqui em Curitiba eles não sabem o que é o famoso "torpedo" de celular ! Prá eles é SMS ou mensagem... Que falta de imaginação !) que ela me manda quando pega o ônibus, e eu vou até o ponto para acompanha-la de volta à nossa querida e acolhedora casinha.

É claro que quando ela chega em casa não quer dormir (está "pilhada", conforme ela mesmo define), vai comer alguma coisa, e aproveitamos então para trocarmos as experiências e as novidades do dia.

Outros detalhes que mudaram é que agora não dá mais para irmos juntos ao supermercado (ah, a minha esposa deve estar tão tristinha de não poder ir mais ao mercado, tadinha... humpf ! ela DETESTA mercado ! deve estar adorando, isto sim !!!), e aquele cineminha no começo da semana que sempre marcamos e sempre adiamos vai ter que ser melhor planejado. Nada que não possamos contornar, se é para o bem de todos.

No feriadão (aqui também é descanso no dia 8 de setembro - dia da padroeira da cidade) vamos estudar. Digo que vamos porque ela vai estudar e eu vou ajuda-la na hercúlea tarefa de entender e decifrar razonetes, demonstrativos de resultados, balancetes, etc. (bem, só prá esclarecer, a minha "ajuda" é compulsória, tá ?).

É um pequeno investimento que estamos fazendo para obtermos grandes e maiores lucros no futuro, com certeza. E não falo apenas e tão sòmente de lucros financeiros, que fique totalmente claro. Este não é o nosso objetivo maior - poderá vir a ser um ganho marginal, não mais do que isto.

Nosso maior objetivo, dela e meu, é que nós dois nunca deixemos de estudar, de aprender, de nos aperfeiçoar. Uma mente aguçada pelos estudos formais sempre estará mais propensa a colher frutos no dia-a-dia, na observação das coisas mais ordinárias e cotidianas, nunca com o intuito final de "virar doutor" por sí só, mas para estar capacitado à servir e ajudar com mais propriedade aonde quer que seja necessário.

Já imaginou um missionário formado em engenharia, medicina e educação ? Seria um sucesso, não é ? Querido leitor, este foi só um exemplo, não me leve a mal, não me considere soberbo, eu não tenho esta pretensão, ainda mais que enjoo (agora não tem mais o circunflexo, né ?) quando vejo sangue. Realmente foi apenas para reforçar que um vasto "cabedal acadêmico" sempre é bem-vindo.

É isto que temos como um dos maiores projetos em nossas vidas, mas que óbviamente é sujeito à disponibilidade de tempo e dinheiro.

A mensagem realmente importante aqui é que nós não esperamos o "Ano Novo" para iniciarmos ou retomarmos os nossos projetos. Começou agora, na segunda metade de agosto ! Nós não aguardamos um evento singular, festividade específica, sinal alvissareiro ou momento propício para tomarmos a decisão de seguirmos em frente.

Simplesmente fizemos o que está na Bíblia:


Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Sl 37:5

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Fp 4:6

Não é que funcionou, mais uma vez ? Mas, será que alguém ainda duvida ? Sim, com certeza, aqueles mesmos que ainda deixam um ano inteiro esvair-se por dentre os dedos...