sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Frases Cotidianas

Existem coisas que usamos e falamos com tanta naturalidade e intimidade que nem percebemos a estranheza, a esquisitisse que existe por detrás delas.

Uma clássica é o famoso "Fulano é cuspido e escarrado o Sicrano" que é usada quando uma pessoa parece-se muito com outra. É claro que esta expressão vomitológica e nojenta deve ter algum equívoco, pois se eu encontrar um clone meu no meio da rua não vou querer levar perdigotos e outras babas sobre o meu corpo. Claro que não !!!

Pesquisando rapidamente descobre-se que a expressão original correta deveria ser "Fulano é esculpido e encarnado o Sicrano". Faz muito mais sentido. É como se um artista tivesse tomado o Sicrano como modelo, feito uma estátua idêntica, e esta estátua ganhasse vida, encarnasse, e passasse a se chamar Fulano. Aí, sim, ambos seriam muito parecidos.

Explicação feita, quem foi o surdo mequetrefe que distorceu a história desta forma nauseabunda ?

Por falar nisto, quem foram Fulano, Sicrano e Beltrano ? Ou, em Inglês, Tom, Dick e Harry ? Uma explicação (de origem Portuguesa, é claro) diz que:
. Fulano é uma derivação de uma palavra árabe (os árabes, é sabido, invadiram e dominaram a Península Ibérica, onde fica Portugal, por 2 anos, tempo suficiente para influenciarem os povos locais) que significa "uma certa pessoa";
. Sicrano não se tem certeza, mas pode ser uma corruptela do Espanhol zutano ou citano que quer dizer "pessoa conhecida";
. e, finalmente, Beltrano, que é o nome próprio português Beltrão (ou Beltrano mesmo, em Espanhol) modificado para rimar com os outros dois. Este nome é comum na literatura antiga Ibérica, sempre referenciando-se a cavalarianos sem maior importância nas estórias - quase um Zé Ninguém... ops.

Bem, este é mais ou menos óbvio, né ? Zé, derivado de José, nome próprio muito comum no Brasil e Portugal, e sem sobrenome significativo.

Agora, até hoje não descobrí e ninguém conseguiu me explicar quem foi esse tal de Dondom que jogava no Andaraí !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário